Um dia para relembrar- Um Tributo

Hoje dia 06 de abril de 2020 faz um ano que minha sogra faleceu.
(Today my post will be in Portuguese, you can use the google tool translator on the web version of the blog on the left side on top of the page.)
Ela já andava sofrendo de vários problemas de saúde e fazia hemodiálise 3 vezes por semana o que estava lhe causando muita dor e falta de ânimo.
Dona Aline como eu a chamava foi uma pessoa de caráter forte e devo dizer que aprendi muito com ela.
Desde que seu esposo faleceu no ano 2000 a Dona Aline ainda não havia conseguido se superar dessa perda. Entre os vários problemas de saúde que começaram pela diabetes , dona Aline não gostava muito de sair mas era muito ativa em frente à televisão que era seu companheiro inseparável.

Ela também gostava muito de ler e aprendeu inglês somente assistindo tv o que me trazia uma grande admiração.
Durante os anos em que viveu conosco ela era a última a sair da mesa e não me lembro de ter ouvido uma vez ela reclamar de minha comida, pelo contrário sempre comia de tudo que havia e ainda pedia mais e não deixava sobrar comida.

Gostava muito de cantar então eu cheguei a gravar ela cantando várias vezes quando estávamos todos sentados à mesa na hora do almoço.

Quando morávamos na Inglaterra viajamos até a França e certa vez fomos de metrô até Londres e isso foi uma aventura e tanto pra ela que não estava muito acostumada a sair de casa e principalmente caminhar.

Tinha uma voz forte e o rosto na maioria das vezes sempre sério mas se me sentasse ao lado dela para assistirmos televisão juntas não bastava muito e já abria um sorriso e logo se soltava e começava a conversar.

Em 24 de fevereiro de 2019, dia do meu aniversário, eu mesma escolhi receber um presente especial e fui até a casa de repouso aonde ela estava morando por alguns meses desde que quebrou a bacia e não conseguia mais andar direito, fui até lá e passei tempo conversando com ela sem as crianças por perto e também assistimos um filme na televisão e rimos bastante.

Eu não sabia que 42 dias após meu aniversário ela viria a falecer mas Deus colocou essa impressão em minha mente que eu deveria ir visitá-la para colocar os assuntos em dia e conversar pois não teria mais essa chance no futuro.

Hoje olho pra trás e agradeço a Deus pois com essa epidemia provavelmente não poderíamos passar tempo com ela ou visitá-la. Meu precioso Luciano iria visitá-la várias vezes durante a semana e ao leito de morte ele passou muito tempo ao seu lado.

Gosto de compartilhar as fotos alegres e de lembrar os dias bons que passamos juntas. Quero deixar essa lembrança aqui escrita para as crianças poderem ler e também relembrar desses dias.

Luciano e Eu temos uma grande esperança que alegra o nosso coração e aqui compartilho o nosso regozijo

Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. 
Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 
depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 
Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. 


Eclesiastes 9:5


Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. 


Daniel 12:2

Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. 

Eclesiastes 12:7

“e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. “

João 5:28-29

“ Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: 
os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. 

“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 
Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 
E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 
Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 
O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 
Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. 
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão. “
1 Coríntios 15:51-58

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 
Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 
E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. “

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, fá-lo conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma. “ Eclesiastes 9:10


Jó 17:13-16

Se eu olhar a sepultura como a minha casa; se nas trevas estender a minha cama; 
14 se à corrupção clamar: tu és meu pai; e aos bichos: vós sois minha mãe e minha irmã; 
15 onde estaria, então, agora, a minha esperança? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver? 
16 Ela descerá até aos ferrolhos do Seol, quando juntamente no pó teremos descanso.

Esse verso nos explica que os mortos não estão no céu, nem no inferno, mas no pó da terra


Em Jó 14:14 lê-se 
“Morrendo o homem, porventura, tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança.” 

A mudança mencionada deve, portanto, ser a ressurreição, e ele descreve sua condição até aquele momento no seguinte verso que mencionei acima : “Fiz minha cama na escuridão.  Eu disse à corrupção: Tu és meu pai;  ao verme, Tu és minha mãe e minha irmã, ... quando nosso descanso juntos está no pó. ”  Isaías 26:19: “Os teus mortos viverão, os teus mortos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos. 
É possível que a fraseologia deste texto possa ser mal interpretada?  Ele fala dos vivos novamente de homens mortos, do surgimento de sepulturas e da terra expulsando os mortos.  E o comando é endereçado a eles assim: "Acorde e cante".  Quem?  Vocês que ainda estão conscientes, desfrutando da bem-aventurança do céu e cantando os altos louvores a Deus?  - Não;  mas "Vós que habitais em pó;"  vós que estais nas vossas sepulturas.  Se os mortos estão conscientes, Isaías falou bobagem.  Se acreditarmos no testemunho dele, devemos procurar nas sepulturas os mortos;  e se não houver ressurreição, ali permanecerão para sempre misturados aos torrões do vale.



Mas, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então, onde está? 
11 Como as águas se retiram do mar, e o rio se esgota e fica seco, 
12 assim o homem se deita e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará, nem se erguerá de seu sono. Jó 14:10-12

Luciano e Eu e nossas crianças acreditamos em Jesus e em Sua palavra a Bíblia e ali Lemos e nos alegramos em saber que os mortos estão dormindo, estão em um descanso. Sabemos que assim como Jesus ressuscitou dentre os mortos vencendo assim a morte assim os que morreram e creram em Cristo também hão de ressuscitar na segunda vinda de Cristo que cremos está bem próxima. 

Em Mateus 24:7-8 lê-se 

Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terramotos, em vários lugares.

8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

E ainda em Mateus 24:12 e 13 lê-se 

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.

13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Não deixemos nosso amor de uns pelos outros esfriar pois foi esse o comando de Jesus. Essa lição do amor foi uma das maiores que aprendemos com a D. Aline. 

 E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.

Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão dos pecados.
1 Pedro 4:7 e 8 



Essa foto foi tirada no dia 24 de fevereiro de 2019,


Em 2013 quando fomos até Paris celebrar o aniversário  da D. Aline. 





Essa foto foi tirada em Portugal no hospital de Coimbrã! A D. Aline ficou lá por alguns meses porque sofreu uma queda enquanto tentava pular de um lugar para o outro no jardim da casa que morávamos em Portugal. Não pensávamos que ela sairia com vida mas ela sempre foi muito forte e alguns meses depois saiu do hospital e foi para uma casa de repouso reaprender a andar e de lá nos mudamos para a Irlanda e ela foi também. 


E esse foi o último olhar que vimos da D. Aline. Estávamos de olho no monitoramento do coração dela pois estava batendo devagar. Já vimos ela muitas vezes antes internada no hospital e pensávamos que logo e mais uma vez sairia com vida mas Deus tinha outros planos. 



Passeando no metrô indo até Londres! Morávamos em Chesham, Buckinghamshire na Inglaterra. Foi em julho de 2013 que a D. Aline chegou na Inglaterra como presente surpresa de aniversário para o Luciano e daí pra frente pude notar a diferença que fez para o Luciano ter a mãe por perto e o alívio de felizmente poder cuidar dela. 

Com a Lily algumas semanas antes de ser internada. 
No metrô 


Indo para a igreja em Múrcia na Espanha em 2014

Com o famoso Big Ben ou Torre de Elizabete. 

Atrás de nossa casa na Irlanda em 2017 

Em casa, Na cidade chamada Chesham em Buckinghamshire na Inglaterra. Eu estava grávida do Lance então foi começo de 2014. Nesse ano fomos até a Espanha e de lá pegamos avião para Costa Rica.  Mais uma coisa que aprendi com a D. Aline foi cortar cabelo. Eu tenho há anos uma tesoura profissional que ganhei de minha madrinha cabeleireira e por vezes cortava  as pontas do meu cabelo. Certa vez a D. Aline me disse que queria cortar o cabelo dela bem curtinho com uma franja e outra vez disse que queria descolorir todo o cabelo e deixar loiro. Ela foi a corajosa que me deixou cortar. Assisti talvez um vídeo no YouTube pra ter uma ideia básica mas fiquei agradecida por ela confiar em mim e ainda ficar contente pelo corte de cabelo que fiz. Fazer o bem para os outros só nos faz bem e recebi muitas bençãos enquanto a D. Aline estava conosco. 

Na ponte do Rio Thames em Londres com a famosa London Eye de fundo. 

Em Mountrath, Irlanda em 2017. 


No aeroporto a caminho da Espanha em 2014

No metrô em Londres.

Dona Aline me chamava de filha da alma porque dizia que nunca tinha tido uma filha menina mas que eu era essa filha. Quando eu ia até seu quarto pra fazer uma organização ela me chamava de formiguinha pois dizia que eu trabalhava tanto quanto uma 😊

Me lembro de quando ela olhava para as crianças principalmente o Lance que tinha pouco mais de dois anos e pedia pra ele caminhar com a mão no bolso. Era bonitinho de ver o Lance com as mãozinhas no bolso e ela sempre gostava de observar a pequenina mão das crianças.

Enfim o tempo passou e somos gratos pelos anos que tivemos ela por perto. A cada dia era uma lição a ser aprendida.

E aqui finalizo meu simples tributo a D. Aline. 

Com carinho e com a grande esperança de reencontrá-la e teremos então a vida eterna pela graça, bondade e amor de meu Salvador Jesus que por nós morreu a fim de sermos salvos. 

João 3:16 e 17

  “Porque Deus amou o Mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

Comments

  1. Amanda Karwowski6 April 2020 at 16:16

    Que lindo esse depoimento!! Obrigada por cuidar tão bem da tia Aline! Beijos

    ReplyDelete
  2. Luciana, que sorte teve meu sobrinho em tê-la na vida dele! Vc é uma pessoa muito Especial! Deus a abençoe sempre!! Obrigado pela homenagem a minha irmã! Gostei imensamente!! Obrigado obrigado obrigado!!!

    ReplyDelete
  3. Amanda querida e tio Jorge! agradeço de coração pelo comentário. me alegra muito em saber que o senhor gostou da homenagem. Fiz com carinho para que possam lembrar do sorriso dela. Deus foi muito bom em colocar o Luciano em meu caminho! que Deus abençoe!

    ReplyDelete
  4. Que amor lindo... me emocionei. Saudades dessa família linda. 😘

    ReplyDelete

Post a Comment

Feel free to send your comments!

Popular posts from this blog

2023- Larissa’s Birthday

A Higher goal...

Spring time is here - April 2022